Especializada em serviços de saúde, a Prevent Senior é dedicada a oferecer soluções inovadoras e de alta qualidade para seus clientes, com abordagem focada na prevenção e em busca de uma experiência diferenciada e abrangente no setor de saúde. Conta com uma gama de serviços e uma rede integrada de atendimento que oferece planos de saúde, cuidados médicos, hospitais próprios e centros de diagnóstico. 

Tem como missão promover a qualidade de vida e o bem-estar dos seus beneficiários por meio da adoção de práticas inovadoras e de tecnologia avançada. Por isso, investe constantemente em modernização e atualização de seus processos, levando soluções cada vez mais eficientes e personalizadas.

Desafio da Prevent Senior: 

Com forte relação com a tecnologia e foco em inovação, a empresa precisava aprimorar seus sistemas robustos e integrados para gerenciar suas operações e garantir um fluxo eficiente de informações médicas e administrativas. A empresa incorpora tecnologia de ponta em suas práticas médicas, incluindo equipamentos avançados de diagnóstico, terapias inovadoras e soluções médicas baseadas em evidências científicas. Além de investir em telemedicina e inteligência artificial. 

Por essa razão, buscou a dataRain para implementar uma solução de DevOps eficiente para otimizar processos de desenvolvimento e implantação de aplicativos, garantindo alta disponibilidade, escalabilidade e segurança.

Implantação:  

A arquitetura da solução executada segue um fluxo de trabalho de DevOps eficiente para o frontend e backend da aplicação, incorporando diversas ferramentas e serviços para processos de desenvolvimento e implantação simplificados. 

Soluções Aplicadas: 

  • Pipeline de Integração Contínua (CI): A equipe de DevOps da DataRain responde a tickets relacionados à aplicação, que disparam o pipeline de CI interno. O pipeline de CI é gerenciado em um repositório do Bitbucket e utiliza o Nexus como repositório de artefatos. O Jenkins é usado como servidor de automação, sendo acionado por commits no Git. O pipeline do Jenkins atualiza recursos da AWS, como o CloudFront e o S3, garantindo a disponibilidade e entrega da aplicação frontend.
  • Balanceamento de carga e escalabilidade: A arquitetura no AWS expõe os serviços por meio de um Application Load Balancer (ALB) para instâncias EC2 e outro ALB para as aplicações em contêineres no cluster EKS. Isso permite o balanceamento de carga e roteamento eficiente do tráfego. Os registros de contêineres são gerenciados usando o Docker Registry e o processo de implantação é automatizado com o ArgoCD. O Karpenter é utilizado para dimensionar de forma eficiente as aplicações em contêineres de acordo com as demandas de carga de trabalho.
  • Gerenciamento de dados e serviços da AWS: A arquitetura inclui vários serviços da AWS para suportar a funcionalidade da aplicação e a gestão de dados. O RDS Multi-AZ fornece alta disponibilidade para o banco de dados relacional, o DynamoDB oferece uma solução de banco de dados NoSQL, o Kinesis Streams permite o processamento de dados em tempo real, e o ElasticCache melhora o desempenho da aplicação por meio do cache na memória.
  • Autenticação e gerenciamento de acesso: A integração entre o Azure AD e o AWS SSO permite uma autenticação e gerenciamento de acesso perfeitos em ambos os ambientes. O gerenciamento de DNS externo e interno é feito pelo Route 53, garantindo resolução confiável e escalável de nomes de domínio.
  • Armazenamento seguro e criptografia de dados: Para centralizar os logs e garantir a segurança, eles são armazenados em uma conta de auditoria separada. O Vault é utilizado para armazenamento seguro e criptografia de dados sensíveis, aprimorando a proteção e conformidade dos dados. 

Resultados: 

  • A execução das soluções de DevOps pela dataRain para a Prevent Senior resultou em uma infraestrutura de TI mais eficiente, ágil e segura. Os processos de desenvolvimento e implantação foram otimizados, permitindo uma entrega mais rápida de novas funcionalidades e atualizações. 
  • Houve redução de custos mensais da AWS em 18,18%, resultando em um impacto financeiro significativo.
  • Com os serviços essenciais da AWS, incluindo AWS CodePipeline, AWS CodeBuild, AWS CodeDeploy, AWS CodeStar, AWS CodeCommit, Amazon Elastic Container Service, AWS Lambda, AWS CloudFormation, AWS OpsWorks, AWS Config, Amazon EC2 Systems Manager, AWS Elastic Beanstalk e AWS X-Ray, foi possível simplificar os processos de desenvolvimento e implantação.
  • As medidas de segurança incorporaram o AWS IAM, integração do Azure AD e o princípio do menor privilégio, garantindo um gerenciamento seguro de identidade e acesso.
  • A implementação de mecanismos eficazes de monitoramento e alerta usando ferramentas como Prometheus, Grafana e New Relic, permitiram manter alta confiabilidade do aplicativo.
  • A arquitetura de rede utilizou segmentação de VPC, sub-redes públicas e privadas, NAT Gateways e listas de controle de acesso de entrada EKS, garantindo um ambiente seguro e controlado.
  • Houve aproveitamento dos serviços da AWS, como RDS Multi-AZ, DynamoDB, Kinesis Streams e ElasticCache, para gerenciamento confiável de dados e alto desempenho do aplicativo. 

 

Sobre a dataRain 

A dataRain, membro premiado da AWS Partner Network (APN), é uma empresa 100% orientada à computação em nuvem com experiência real, com foco em inovação e transformação digital. Atua fortemente nos setores de Serviços Financeiros, Saúde, Farma, Biotecnologia, Educação e Pesquisa, Governo, Energia e Utilities e Agronegócio. Ostenta cerca de 200 certificações oficiais AWS entre os membros da equipe. Com segurança, confiabilidade, inovação, agilidade e escalabilidade, a dataRain é reconhecida por seu compromisso com o sucesso e o crescimento dos seus clientes e pela excelência técnica de seus serviços. 

This site uses cookies to offer you a better browsing experience. By browsing this website, you agree to our use of cookies.