IA no setor automotivo: Fabricantes já utilizam Inteligência Artificial para desenvolvimento de veículos, testes de componentes e recursos para tornar os produtos mais personalizados e seguros
Com os avanços tecnológicos vivenciados no setor automotivo nos últimos anos, fica cada dia mais próxima a realidade de carros verdadeiramente autônomos e progressivamente mais próximos das preferências de cada condutor.
A utilização de Inteligências Artificiais Generativas no processo de produção de automóveis já é uma realidade em grandes fabricantes, o que prova que a tecnologia veio para revolucionar e incrementar características dos carros tanto em seu interior, quanto embaixo do capô.
O que já é realidade
A Tesla é líder de desenvolvimento de carros autônomos e elétricos. Hoje, em várias áreas de seu negócio, as IAs são utilizadas para desenvolvimento de produtos, produção e vendas.
Para ainda citar outros exemplos, a Ford tem utilizado inteligência artificial para desenvolvimento de carros cada vez mais conectados e inteligentes – como o Ford Mustang Mach-E, que possui recursos como assistente de voz e atualizações de software over-the-air –, e a BMW tem contado com a tecnologia para desenvolvimento de sistemas de segurança mais avançados, como a frenagem de emergência automática.
Como pode atuar IA no setor automotivo
As possibilidades são muitas. A chegada das IAs no setor está só começando e traz promessas empolgantes principalmente no quesito segurança, autonomia e eficiência energética. Hoje a China lidera este campo, mas o impacto na indústria a nível global deve ser significativo nos próximos anos.
Afinal, quanto as Inteligências Artificiais têm a contribuir com o setor automotivo? Em quais áreas do negócio ela poderá auxiliar para melhorar eficiência, segurança e experiência do cliente?
- Desenvolvimento de produto
Já pensou poder realizar testes e simular o desempenho de veículos sem precisar construir um protótipo? Pois é uma das possibilidades de se trabalhar com IAs no desenvolvimento do setor automotivo.
É possível simular o desempenho de diferentes modelos de veículos antes de construir, propriamente, o protótipo físico. Isso reduz tempo e custo do desenvolvimento de produto.
Além disso, ainda na fase de desenvolvimento, é possível contar com a inteligência artificial para a realização de testes do veículo e de seus componentes, melhorando a confiabilidade e segurança do produto.
- Produção
Quando falamos de manufatura, temos dois significativos ganhos pela utilização de IAs.
A manufatura quando inteligente pode otimizar os processos de produção, reduzindo desperdício e aumentando a eficiência. Além da manufatura preditiva, que usa da IA para prever quando componentes do veículo precisarão de manutenção, ajudando a prevenir falhas e reduzir custos de reparo.
- Vendas e marketing
Ter um veículo incrementado com a tecnologia de Inteligência Artificial é um diferencial e tanto para ser oferecido aos clientes do setor automotivo. Falar em carros inteligentes é falar sobre um produto mais personalizado, seguro e confortável para seu dono.
Para além da atratividade crescente do produto, a IA pode auxiliar, por exemplo, na oferta de um carro ideal para determinado usuário, de acordo com suas necessidades e preferências. Além de analisar dados de vendas e marketing, identificando tendências e melhores caminhos a seguir para divulgações, ofertas e lançamentos.
- Autonomia
Carros autônomos de verdade podem se tornar realidade com o uso de IA.
Sistemas de frenagem de emergência automática, percepção ambiental por parte do veículo, planejamento e tomadas de decisão no trânsito são ações que as inteligências artificiais permitem que sejam tomadas pelo próprio carro. Isso amplia a segurança do automóvel a nível extremamente significativo, criando padrões eficientes sobre como navegar no trânsito ou se portar em situações de risco.
- Experiência do usuário
Ter o veículo como um aliado em situações de perigo é um bônus e tanto na experiência do cliente.
Com o uso da IA no setor automotivo, é possível aplicar funções de auxílio ao motorista em momentos de risco, como uma distração ou cochilo. Tendo a tecnologia bem treinada e personalizada para seu condutor, o carro pode ser um aliado para o motorista manter o foco durante todo o trajeto.
A aplicação de IA no setor automotivo certamente contribui para uma positiva e significativa transformação na indústria, sendo uma oportunidade relevante que possibilita ao setor produtos mais tecnológicos, personalizados e conectados ao longo de toda a cadeia de valor automotiva.
O que presenciamos hoje é apenas o começo da atuação mais ativa das IAs generativas na indústria. As possibilidades são muitas e, conforme as aplicações e avanços acontecerem, seremos capazes de vislumbrar um futuro muito mais tecnológico sobre quatro rodas.
Gostou do Conteúdo?
Você pode falar com um de nossos especialistas do setor