HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

A nuvem e o home office

 

O trabalho remoto, decisão forçosa por conta das medidas de isolamento social em prevenção à COVID-19, mostrou-se vantajoso para empresas e colaboradores. Tanto é que um levantamento da Associação Nacional para Economia Empresarial (NABE), aponta que o modelo deverá ser mantido por 80% das empresas no Brasil e, segundo análise da empresa de tecnologia NeoAssist, o trabalho híbrido deve se tornar padrão para 85% delas.

Por esta razão, o investimento em tecnologia segue como premissa principal, em detrimento à aquisição de espaços de trabalho. Ao invés de salas em prédios imponentes, as empresas devem canalizar seus esforços na aquisição de tecnologia eficiente, como as soluções baseadas na Nuvem AWS, que permitem manter as equipes conectadas, trabalhando de qualquer local, com segurança e produtividade. 

Escritórios físicos terão novas funções no ‘pós-pandemia’

Neste modelo híbrido, os escritórios físicos ganharam novas funções. A ideia é que estes espaços sejam usados para brainstormings, encontros, reuniões e por quem deseja sair de casa até duas vezes por semana para trabalhar.

O escritório deve ser um espaço para criar conexões, para a realização de eventos, em que é possível bater um papo e tomar um café com os colegas. A privacidade e flexibilidade conquistadas no home office já viraram patrimônio das equipes.

Por que a nuvem é fundamental para o home office? 

As soluções baseadas na Nuvem AWS permitem o trabalho remoto de forma rápida, segura e econômica, e atendem desde as necessidades mais básicas de um colaborador padrão a soluções especializadas para agentes de central de atendimento e profissionais criativos. Saiba porque:

  • Resposta rápida: quando ocorrem interrupções, é preciso agir rápido. Não é hora de pensar em terceirizar servidores, montar data centers ou enviar notebooks. As soluções de trabalho remoto podem integrar dezenas de milhares de funcionários em horas e dias, não em semanas ou meses.  
  • Custo x Benefício: você não precisa investir em recursos para lidar com os níveis máximos de atividade comercial no futuro. Em vez disso, você provisiona a quantidade de recursos de que realmente precisa e aumenta ou diminui facilmente seu uso para qualquer tamanho, diante das suas necessidades. 
  • Segurança de dados: sempre que há um novo colaborador, você precisa habilitar novos funcionários remotos para ingressarem na plataforma, sem perder o controle de seus dados ou abrir novos vetores de ameaças.  
  • Integração e compartilhamento: É possível usar ferramentas para compartilhar remotamente e colaborar em documentos dentro e fora da organização, bem como realizar reuniões virtuais, chamadas e bate-papos de qualquer lugar do planeta.

Nuvem cresce por trazer segurança ao trabalho remoto

Já se tornou lugar comum a ideia de que a pandemia fez mais pela transformação digital em um ano do que os avanços que vínhamos acompanhando nos últimos 10 anos. Um exemplo disso é o crescimento da demanda por ferramentas de trabalho remoto. No caso do maior fornecedor global de serviços de nuvem, a AWS, a escala quintuplicou. 

Essa mudança repentina nas rotinas por conta da pandemia teve efeito também nas medidas de segurança. O aumento das comunicações por meio de chats, tornou-se um alvo de ataques para golpes e publishing.

Na nuvem, este risco é infinitamente menor, ou praticamente inexistente. A segurança na nuvem é uma grande preocupação, sobretudo no home office, por isso, há políticas e tecnologias de controle para a proteção de dados, que permitem que os colaboradores naveguem pelas redes e sistemas da organização com segurança.

Além disso, há protocolos específicos para o novo cenário de trabalho, como criar ciclos de ajustes em sistemas que viabilizam o home office, para eliminar vulnerabilidades assim que elas surgem, e ainda fortes protocolos de autenticação – como senhas e autenticação de dois fatores.

Investir em nuvem para o home office é a melhor solução?

Com o modelo híbrido se tornando definitivo, chega também o momento de se ter soluções definitivas para o trabalho em equipe à distância. A computação em nuvem elimina a necessidade de aquisição de hardwares, configurações, correções e demais estruturas, bem como equipe para mantê-los. Com a computação em nuvem, tudo isso é feito pelo provedor.

Por isso, busque arquitetos de cloud qualificados e desenvolvedores em cloud que estejam aptos a selecionar a plataforma e os serviços certos. A dataRain, membro premiado da AWS Partner Network (APN), é uma empresa 100% orientada à computação em nuvem com experiência real e tem soluções para os mais diversos tipos de negócios e modelos para integrar seu time remotamente.

Computação em nuvem resulta em redução de custos, aumento de produtividade e segurança de dados.  Conte com a dataRain e migre seu trabalho para a nuvem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO