HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Inteligência Artificial deve crescer 1900% até 2026 no mundo inteiro

 

A  movimentação do mercado de Inteligência Artificial (IA) deve saltar de 50 milhões de dólares, em 2020, para mais de 1 bilhão em 2026, de acordo com a consultoria americana MarketsandMarkets. Durante o período, é esperado um crescimento anual de 65,5%, até alcançar a impressionante alta global de 1900%. 

Este grande aumento tem a ver com a transformação digital desencadeada pelas medidas de isolamento social impostas no mundo inteiro por conta da pandemia de COVID-19. Além disso, colaboram vários fatores, como os incentivos governamentais para o desenvolvimento da tecnologia e a necessidade de contar com sistemas cada vez mais confiáveis. Também são responsáveis, o aprimoramento da ferramenta, que cada vez mais busca responder com decisões assertivas e transparentes, e as adequações regulatórias em torno desta tecnologia, o que impulsiona a adoção da Inteligência Artificial em soluções e serviços de governança ainda mais seguros.

Alexa não é apenas uma tendência: assistente virtual veio para ficar

Impacto do COVID-19 no mercado de Inteligência Artificial

O impacto global do COVID-19 trouxe a necessidade de uma transformação digital rápida e eficaz. Por essa razão, a busca por soluções confiáveis ​​com tecnologia de Inteligência Artificial se tornaram fundamentais em diversos setores. Um importante exemplo é a área da saúde. 

Em todo o planeta houve um movimento de aprimoramento e adesão à Inteligência Artificial nesta área. Por isso, já existem sistemas capazes de identificar infecções por meio da análise da voz das pessoas ou de exames, como radiografias de tórax. Outros sistemas mais complexos já podem prever com precisão o quão acometido um paciente com COVID-19 pode ser. 

A tecnologia, em desenvolvimento na Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, pode ajudar a prever com 90% de precisão a letalidade dos casos, avaliando fatores de risco que aumentam as chances de morte. A descoberta pode ajudar a estimar quantas pessoas podem acabar em hospitais e quantas podem precisar de respiradores, algo que pode ajudar a aliviar as pressões sobre os sistemas de saúde.

Inteligência Artificial chegou para ficar: venha para a nuvem com dataRain!

Por que adotar um sistema de Inteligência Artificial?

A tecnologia de Inteligência Artificial pode ser aplicada de maneira geral em qualquer negócio, aumentando a produtividade e as margens de lucro, maximizando assim as oportunidades de negócios da sua empresa.

Com a Inteligência Artificial você pode:

  • Automatizar processos
  • Reduzir custos operacionais e ganhar competitividade
  • Gerar novas formas de receita

 

Automação

Um dos benefícios mais claros da Inteligência Artificial é a automatização de processos repetitivos ou volumosos. Isto pode ser aplicado, desde o processamento de dados dos colaboradores de uma empresa pelo setor de Recursos Humanos até a automação na linha de produção de uma fábrica.

Reduzir custos operacionais e ganhar competitividade

Se o Big Data já conferia às empresas uma capacidade analítica extremamente vantajosa, a Inteligência Artificial aprofunda a capacidade de interpretação de dados e gera mais inteligência a partir dessas análises. Dessa forma, mesmo que a concorrência utilize métodos semelhantes, a empresa pode se beneficiar da identificação de padrões e leitura de dados estratégicos próprios para ter novos insights competitivos.

Gerar novas formas de receita

O mercado é imprevisível e vive em constante mudança. Por meio de sistemas inteligentes que analisam dados em tempo real, empresas conseguem agir com mais previsibilidade e ter acesso a insights que permitem definir sua atuação, gerando até mesmo novas formas de receita, por conta da análise de oportunidades mais vantajosas, favorecendo a tomada de decisões estratégicas.

 

VEJA O VÍDEO: O QUE É A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (AI)?

 

Como a Inteligência Artificial funciona?

A Inteligência Artificial consegue interpretar dados externos e aprender a partir dessa interpretação, usando este aprendizado para resolver tarefas específicas e atingir objetivos determinados. Desta forma, podemos dizer que as máquinas conseguem pensar como os seres humanos: analisando, raciocinando, aprendendo e decidindo de maneira lógica e racional.

O sistema tem como base a combinação de grandes volumes de dados digitais e algoritmos inteligentes. Respectivamente, eles permitem ao sistema ler e interpretar padrões e informações para aprender automaticamente.

A estrutura conta com:

  1. Modelo de dados: estruturas utilizadas para processar, categorizar e analisar dados;
  2. Big Data: disponibilização de grandes volumes de dados;
  3. Poder de processamento: capacidade operacional do sistema em processar as informações.

Para que todo esse processo aconteça, no entanto, é necessário combinar diferentes tecnologias que, juntas, conferem à máquina a capacidade de imitar o raciocínio lógico humano, como o Machine Learning.

O que é Machine Learning?

Um dos pilares fundamentais para que a IA consiga atingir os resultados esperados por seus desenvolvedores é o Machine Learning – do português, aprendizado de máquina.

O Machine Learning permite a análise de dados, automatizando a construção de modelos analíticos. Esta é uma ramificação da inteligência artificial que faz com que as máquinas sejam capazes de identificar e monitorar padrões.

O aspecto interativo do Machine Learn é importante porque, quando os modelos são expostos a novos dados, são capazes de se adaptar independentemente. Eles aprendem com estímulos anteriores para produzir decisões e resultados confiáveis, passíveis de repetição. 

Sem o Machine Learning, portanto, a Inteligência Artificial como conhecemos hoje não seria possível.

Preparado para a transformação?

Agora que você já sabe como a Inteligência Artificial pode ajudar o seu negócio, consulte um especialista e implante esta tecnologia agora mesmo. A dataRain tem soluções especialmente desenvolvidas para diversas áreas: saúde, educação, terceiro setor, governos e negócios privados. Consulte um especialista e aumente seus ganhos e oportunidades com a mais recente tecnologia do mercado.

Conheça o serviço de Consultoria em Nuvem que a dataRain oferece e entre em contato!

dataRain – Cloud Computing Amazon Web Services

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO