O Bitz, carteira digital do Banco Bradesco, chegou para facilitar e organizar a vida financeira de seus clientes. Por meio de um aplicativo, é possível guardar dinheiro e cartões, da mesma forma que em uma carteira física. Mas, além de reunir estas vantagens, com o Bitz é possível realizar transações, como por exemplo receber pagamentos, transferir dinheiro e outros benefícios, como descontos exclusivos.
Atrativo, o Bitz é totalmente gratuito, tanto para o download como para adesão à conta, porém, alguns serviços e transações podem ter algum custo ao usar.
Prático, o Bitz oferece a opção de pagamento via QRCode, nas máquinas de cartão da Cielo — com mais de 1,6 milhão de estabelecimentos cadastrados em todo país. Também oferece o cartão de débito ELO Bitz, que pode ser físico ou virtual para fazer compras à vista na internet.
Desafio do Bitz: O Bitz precisava de volume de dados para suportar suas transações, especialmente por conta da Black Friday.
Foi então que a melhor solução apontou para o caminho de se trabalhar com autonomia de operação adotar adotando ambientes na nuvem AWS.
A migração foi realizada com a agilidade que o cliente necessitava, de forma assertiva e precisa, ocorrendo em apenas 60 dias. A partir disso, e com uma nova campanha de marketing focada na ocasião, o Bitz pôde conquistar centenas de milhares de novos clientes e impulsionar a atividade dentro de sua carteira digital.
Com a AWS, a fintech ganhou em agilidade e tração, para poder crescer com a velocidade necessária dos tempos atuais.
Para se ter uma ideia, de acordo com a análise da ACI Worldwide, o Brasil é o quarto país do mundo em pagamentos em tempo real, com 8,7 bilhões de transações em 2021. O País fica atrás apenas de Tailândia, China e da líder Índia.
O estudo indica ainda que a expectativa é que este tipo de transação chegue a 82,4 bilhões ao ano até 2026, podendo gerar US$ 37,6 bilhões adicionais de produção econômica (equivalente a 2,08% do PIB previsto do país).
Entre todos os países analisados, o Brasil é o que deve ter crescimento mais acelerado nas transações em tempo real entre 2021 e 2026.
Por que migrar para a nuvem AWS com dataRain?
A implantação em tempo recorde foi fundamental para o sucesso da empreitada, o que incluiu o desafio de ganhar tração e atrair novos clientes em meio à um turbilhão de inovações e decisões regulatórias, onde o open-banking e novas tecnologias móveis fizeram surgir centenas de fintechs e serviços financeiros inéditos.
Os fatores críticos eram agilidade para colocar o novo ambiente no ar, elasticidade para acompanhar o rápido crescimento do número de clientes, e fazê-los com muita segurança e investimentos razoáveis, pois a nuvem tem como característica a elasticidade, sendo um serviço flexível, que permite o redimensionamento de recursos (tanto de processamento quanto armazenamento) de acordo com a demanda do cliente.
Vale lembrar, que inicialmente o desenho da operação era colocar os serviços no ar apenas no final de dezembro, mas a antecipação foi vital para validar alguns conceitos técnicos, suportar a estratégia do negócio e preparar a expansão da base de clientes.
Afinal, o Bitz desejava que sua aplicação core, originária do RedPay, operasse num ambiente de alta disponibilidade, seguro, confiável e tolerante a falhas, decidindo-se por isso pela plataforma de computação em nuvem da AWS.
O planejamento para a migração foi realizado pelo cliente com o suporte da área de Professional Services da dataRain.
Para encarar este desafio, que trazia risco pela indisponibilidade de mão de obra especializada nos volumes e prazos demandados pelo Bitz, a AWS recomendou que a migração fosse feita 100% pela dataRain, empresa que conta com larga experiência de centenas de migrações bem-sucedidas e as capacidades técnicas, certificações, recursos especializados com uma metodologia validada para executar uma migração tão importante num prazo tão curto.
A solução
Objetivos:
- Implementação de gestão de Relacionamento;
- Nova estrutura com Landing Zone;
- Identificação e Planejamento do Portfólio de Aplicações;
- Habilidades – Análise de gap;
- Modelos de operação;
- Segurança e Conformidade;
- Identificação e Estratégia de Migração da Carteira Digital;
- Identificação de Oportunidades de Modernização;
- Testes de Carga;
- Planejamento de implantação e entrada em Produção;
- Otimização de Custos.
Marcos do Projeto
- Planejamento:
Assessment ao antigo ambiente de TI; - Planejamento da entrega;
- Configuração da conta;
- Distribuição de cargas de trabalho;
- Gerenciamento de identidades e acesso dos usuários;
- Audiência;
- Criação de novos acessos e atualização de acessos antigos baseados nas novas políticas de segurança;
- Criação e gerenciamento de grupos de política de segurança;
Autenticação das identidades.
Execução Dia D-virada:
- Migração base AllowMe;
- Preparação para virada;
- Interrupção dos serviços do cliente;
- Migração de base MS SQL e Dynamo DB;
- Virada do DNS;
- Teste de liberação;
- App Android e iOS;
- WebAdmin;
- ELK Monitoramento;
- Teste comunicação Unitono;
- Teste comunicação NeoBPO;
- Checkpoints;
- Avaliação da necessidade de mais tempo;
- Pós Migração;
- Reporte de monitoramento (a cada 2 horas);
- Setup CI/CD;
Produtos AWS utilizados:
- Amazon Simple Storage Service
- AWS Lambda
- Amazon Relational Database Service
- Amazon Elastic Compute Cloud
- Amazon CloudWatch
- Amazon CloudFront
- Amazon Virtual Private Cloud
- AWS Database Migration Service
- Elastic Load Balancing
- Amazon Simple Email Service
- Amazon Elastic Container Service
- Amazon DynamoDB
- Amazon Route 53
- AWS CloudTrail
- Amazon Simple Queue Service
Resultados
Desde que entrou em operação, a nova plataforma do Bitz vem crescendo em consultas. Em maio de 2022, o aplicativo da Bitz alcançou número recorde, com 3,4 milhões de downloads/mês, de acordo com levantamento do Bank of America. O número de logins também alcançou uma média expressiva: 8 milhões por mês.
Atualmente a carteira já acumula milhões de clientes, com um crescimento de 150% desde a migração. Além da disponibilidade de informações, a nova plataforma garante mais espaço de armazenamento e processamento para a inclusão de novos dados.
Segundo Bank of America, o grupo de neobancos, do qual o Bitz faz parte, adicionou alguns milhões de usuários ativos mensais no período. Por isso foi necessária a migração para a nuvem, garantindo que estes acessos ocorressem de maneira segura e com a velocidade necessária.
Além disso, o pós migração não trouxe qualquer impacto negativo aos usuários do aplicativo, que além de tudo ficou preparado para receber a nova onda de novos clientes promovida em eventos de mídia social e TV aberta.
Benefícios
Realizada em apenas 60 dias, a migração da plataforma tecnológica do Bitz, para ambiente em nuvem da AWS, trouxe elasticidade, agilidade e maior segurança para acompanhar o crescimento da base de clientes e implantar novos serviços.
Armazenamento, disponibilidade, segurança, elasticidade, flexibilidade e alta performance são algumas das vantagens angariadas com a adesão à estrutura oferecida pela AWS, fundamentais para o funcionamento do sistema. Economia e melhor gestão dos recursos foram outros benefícios da migração da plataforma para a nuvem, já que é possível expandir a infraestrutura de acordo com a demanda.
Próximos passos
Como um dos principais players do setor, o Bitz já almeja o título de Unicórnio. Para isso, trabalha ativamente com a finalidade de acompanhar o crescimento acelerado da categoria de contas de pagamento. Por isso, tem trabalhado cada vez mais para elevar seu patamar de segurança e crescer ainda mais, trazendo facilidade e em um aplicativo grátis e completo para quem deseja resolver o dia a dia financeiro digitalmente e direto do celular.
Gostou do Conteúdo?
Você pode falar com um de nossos especialistas do setor